quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

LIVROS A MÃO CHEIA


TRÊS BOAS ESTREIAS
José Neres


            Em uma época em que o leitor de livros impressos começa a ser visto como um ser estranho e até mesmo anacrônico, sempre é bom saber que ainda há pessoas dedicando-se à produção de textos literários de bom nível e que se arriscam, mesmo contra a lógica mercadológica, a investir na produção e na divulgação de livros.
            Infelizmente, quase sempre o lançamento de um livro se transforma em um primeiro passo para o esquecimento de sua existência. Em nossa sociedade contemporânea, falta quem comente os novos autores e lhes dê estímulo para continuar na constante luta com versos e parágrafos. Como os trabalhos intelectuais publicados quase sempre caem no ostracismo, sem repercussão nem mesmo nos círculos de amizade, alguns escritores simplesmente desistem de publicar seus livros, deixando as gavetas cheias de originais, alguns de boa qualidade.
            Registremos aqui os trabalhos de três escritores estreantes de nossa terra. Seus livros foram publicados entre a metade de 2011 e o início de 2012, sendo, portanto, bastante recentes e quase desconhecidos da maioria do público leitor.
            Comecemos com a escritora Eva Maria Nunes Chatel, que publicou concomitantemente a novela “De Volta” e o livro de contos “Substantivo Próprio: Fábulas Humanas”.  No primeiro título, a autora faz um périplo pelas inusitadas visões de uma anciã em coma. Narrado em primeira pessoa pela protagonista, o livro não traz apenas uma história em vários breves capítulos, mas sim abre espaço para a reflexão do leitor a respeito da própria existência e da fragilidade da natureza humana. No outro livro, Eva Chatel, em contos curtos, metaforiza as mazelas humanas. Homens, mulheres, adultos e crianças são amalgamados às características de animais dentro de uma sociedade pretensamente civilizada, mas que nega às pessoas as condições de viver com dignidade.



            Saindo do campo da prosa de ficção e mergulhando na poesia, Carvalho Junior trouxe à luz o seu “Mulheres de Carvalho”, no qual o autor brinca de modo sério com as palavras, produzindo imagens poéticas de excelente qualidade. Suas temáticas são geralmente líricas, mas sem decair na pieguice sentimentalista tão comum nos poetas estreantes.  Com bom humor, Carvalho Junior trabalha temas que vão do sentimento amoroso não correspondido ao preconceito racial, passando por poemas telúricos em homenagem a sua cidade natal, um erotismo sutil e incursões pela metalinguagem. Tudo temperado com intenso trabalho com as palavras, a fim de tirar delas o máximo dos efeitos poéticos.
            Finalmente temos “Palavras ao Vento”, livro de Lindalva Barros, que com esse título estreia no mundo da poesia. Explorando a espacialização das palavras e os vazios entre os versos, a escritora esculpe em seus versos as antigas angústias do ser humano, com a solidão, a inexorável passagem do tempo e a inefabilidade da dor do existir e repetitiva rotina imposta pela vida. Seus versos são curtos, mas vigorosos, sem muita preocupação com a métrica ou com os esquemas rímicos tradicionais, porém carregados da essência humana, o que torna cada poema mais próximo ao leitor, já que a principal fonte de inspiração da autora é a complexa simplicidade da vida humana.
            Eva Chatel, Carvalho Junior e Lindalva Barros são apenas alguns dos nomes de autores que publicam seus livros e que transformam palavras em obras de arte. Felizmente não são nomes isolados em nossa terra. Há muitas outras pessoas produzindo bons textos e à espera de leitores que transformem páginas escritas em pedaços compartilhados da experiência humana.

CONTATO COM OS AUTORES E POSSÍVEL 
AQUISIÇÃO DO LIVRO

Os Livros de Eva Chatel podem ser adquiridos no seguinte no site da editora All Print

O livro de Carvalho Júnior pode ser adquirido pelo site da Café e Lápis Editora ou em contato com o próprio autor por seu blog

O livro de Lindalva Barros pode ser adquirido com a autora pelo seu e-mail ou por seu blog

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz com a análise positiva que o Sr. fez da minha obra. Quero conhecer a sua obra poética! Parabéns pela postura de atuar na divulgação da cultura maranhense! Abraços poéticos

    ResponderExcluir